Seja bem-vindo ao nosso site!

FEMEU 2014 e Mocidade do CEOS leva o 4º lugar

13/08/2014 - por:  
Seção: Infância e Mocidade

Foi sábado dia 09/ago/14 no estado de MG o 

XIII Festival de Música Espírita de Uberaba

.

Parte dos integrantes da Mocidade do CEOS, participaram do XIII FEMEU – Festival de Música Espírita de Uberaba com âmbito nacional. A canção defendida foi uma reedição de Dom de Viver, de autoria de Eduardo Augusto de Oliveira e João Leandro, especialmente para esse evento.

De um total de 13 grupos que foram para a final dia 09/ago, após votação popular pela internet, o grupo conquistou o 4º lugar em meio a muita euforia pois tiveram apenas 3 ensaios no palco da IAM com todos instrumentos e microfones ligados.

Tudo começou quando um e-mail chegou na caixa postal da companheira Luzia Piotto, que por sua vez encaminhou ao diretor do DIJ Cosme Borges. Faltavam apenas duas semanas para o término das inscrições quando ele procurou o Edu propondo que a Mocidade participasse e aproveitasse a viagem como meio de integração dos jovens.

Aí começou a maratona! Primeiro foi a escolha da música que os jovens mais se identificassem e que tivesse a cara da turma. Eduardo conseguiu assistir pela Internet as outras edições  do FEMEU e decidiu criar uma nova estrofe pois a letra original de Dom de Viver estava muito curta para o perfil do festival. Surgiu então:

Sinta no ar o perfume das flores
No jardim da mudança que vão florescer
O que envelhece um dia renasce
Senão te conheces é hora de conhecer

Outra música que Eduardo queria inscrever no Festival chama-se Reggae do Coração, também de sua autoria. Porém, o regulamento não permitia duas inscrições e, então, encontrou uma forma de fundir a letra desta música no corpo da canção Dom de Viver numa parte “falada” como num rap. Afinal, percebeu que uma letra tinha tudo a ver com a outra. Veja:

Tanto tempo se passou e pouca gente sabe
Que a chave do problema está na caridade
Não importa qual a crença, raça ou idade
O que vale nessa vida é ter a liberdade
Liberdade de pensar e ter opinião
Livre-arbítrio pra escolher o que é certo ou não
Sempre vai haver aquele que se diz correto
Fazendo da sua vida simples objeto
Mas um dia chegará a grade descoberta
Perante a eternidade a surpresa é certa
Se nunca vislumbrou, amou a natureza
Cantou, chorou, venceu, lutou contra a tristeza
Seja do mais pobre, rico ou encarcerado
Perante o criador deve ser consolado
Pra que possa merecer esse tal paraiso
Tem que fazer o melhor que está no coração

Letra ajustada, faltava acertar o arranjo que daria o tom que o grupo queria. Jovial e moderno. Entra em cena o guitarrista e tarefeiro do DIJ Fernando Daher. A dupla Eduardo e Fernando trabalham juntos encontrando uma harmonia e acordes novos entre as notas originais da música. Fernando cria um solo definem o ritmo e pronto!! Faltava acertar as vozes e o tom comum aos jovens. Eduardo convida sua amiga de outras apresentações (viagem da Toca-do-Tuim em 2009), Patrícia França. Ela participa dos primeiros ensaios ajudando as meninas no tom e afinação.

Eduardo, seu irmão Cairbar e seu pai José Roberto  juntaram vários instrumentos, cabos e mesas de som pra turbinar os últimos ensaios na IAM e ajudar os jovens a quebrar a natural timidez no palco e a falta de intimidade com o microfone típica do início de carreira. rsrs

Ajustes aqui e ali e finalmente, prontos! Na verdade ainda tinham mais ajustes, segundo Eduardo, mas não tinham mais tempo. Estava na hora de cair na estrada…9h de estrada… até Uberaba!

Ponto de encontro: CEOS. Horário: 7h30. Sábado começou cedo pra essa turma. Três carros conduziram o grupo rumo o desafio onde, para alguns, era sua estréia fora do CEOS e de SBC. A turma tinha bebido água demais no caminho e então dá-lhe parada pro xixi…Uns dormiam a viagem toda, outros falavam, falavam, falavam, riam, riam, riam…mas foi uma viagem tranquila e abençoada.

…Com a roupa “amassada” e a alma repleta de chão… parafraseando Milton Nascimento em sua terra natal, Minas Gerais, chegaram faltando 1 hora para o sorteio da ordem dos grupos. Lá vai então, nosso Cosme representar o grupo enquanto Eduardo e Fernando lutam contra o tempo ligando os instrumentos no palco. Adrenalina pura!!

04

Definido então que seriam o 10º grupo a se apresentar. Para alguns, um alívio, para outros… a tortura.

DomdeViverFemeu2014a

Muitas músicas boas e grupos diferentes se apresentando. Foi uma festa! A rádio Fraternidade transmitia ao vivo o Festival e a equipe da TV Mundo Maior gravou na íntegra pra postar depois no site.

http://g1.globo.com/videos/minas-gerais/triangulo-mineiro/mgtv-1edicao/t/triangulo-mineiro/v/festival-de-musica-espirita-movimenta-fim-de-semana/3556423/

“Ficaremos muito felizes se ficarmos entre os 6 primeiros colocados” dizia Eduardo que, como Fernando Daher, comemoravam o dia dos pais antecipadamente tocando no mesmo palco com seus filhos Gabriela Sandrini de Oliveira e Rafael Sandrini de Oliveira do primeiro e Victoria Daher do segundo. “Essa oportunidade já valeu a viagem.” dizia Fernando emocionado!

Ao final, a grata surpresa: 4º lugar!! Todos comemoraram muito emocionados!!

FOTO_premiacaoFEMEU2014

Assista ao Festival no YouTube clicando aqui.

http://youtu.be/vtVtYkKNcjE

“Fazer parte desta aventura, foi mais que participar de um Festival de música. Foi a oportunidade de aproximar os jovens, integrá-los, proporcionar emoções saudáveis e divertidas que marcaram para sempre suas vidas! Isso jamais se perderá no tempo, como pra mim não se apagou desde quando eu tinha a idade deles e vivi momentos como este!” completou Eduardo.

Agora o grupo se prepara para participar no FEME SBC – Festival de Música Espírita de SBCampo em SET/OUT 2014. Aguardem!!!

Comentários

7 Comentários para “FEMEU 2014 e Mocidade do CEOS leva o 4º lugar”
  1. Nelson Mendes disse:

    Parabéns pelo esforço de todos. Garra, determinação é o que não faltou neste pessoal que faz a diferença. Firme jovens e organizadores. Que DEUS ilumine cada um no caminho de vocês. Firme sempre nos seus propositos de melhora. Abs a todos emocionado pelo quarto lugar.
    Nelson

  2. Wagner Giubilatto disse:

    Queridos, parabéns a todos, como estou feliz ao ver nossa mocidade nesse festival, fico com a certeza que a árvore frondosa do evangelho ( o CEOS), caminha em mão seguras para o futuro. Deus ilumine a todos. Do amigo e grande irmão de vocês, Wagner.

  3. Hugo Vera disse:

    Que bacana! Deu saudades dos tempos do Festival FECEF em Franca, em que o antigo Grupo de Música Nova Luz pôde participar por três vezes! É muito bom viver essas experiências. E que legal saber que agora, 14 anos depois, uma nova geração de jovens tarefeiros do CEOS segue adiante, levando seu carinho e amor. Parabéns a todos! Que Jesus siga sempre com vocês.

  4. Norma Fernandes de Mello disse:

    Parabéns a todos os jovens pela linda participação neste festival, só é o inicio de muitos outros que virão. Sinto muito orgulho de ser uma pequena parte dessa equipe fabulosa, Deus continue os iluminando. Abraços a todos.

  5. Walter Giubilatto Gonçalves disse:

    Galera que emoção ver a nossa mocidade com empenho e dedicação no movimento espírita brasileiro, isso me traz grandes recordações , parabéns que Jesus se4ja sempre o guia desses jovens

  6. Walter Giubilatto Gonçalves disse:

    Galera que alegria poder ver a nossa mocidade se empenhando no movimento espírita brasileiro, isso me traz grandes e felizes recordações do meu tempo e minha galera de juventude, parabéns continuem assim

  7. Raimundo Sales de Santana Sobrinho disse:

    Pessoal, essa é a grande recompensa, a certeza do dever cumprido: Difundir a Doutrina Espírita na sua maior representação, a caridade. Parabéns a todos e a todos nós. Que vocês sempre continuem nessa busca obrigatória que é a evolução.
    Raimundo Sales, Bahia, aquele da música “A PORTA E A CHAVE”
    PAZ.

Faça seu comentário!

Deixe aqui seu recado sobre este artigo.
(Ele só será publicado após minha aprovação)